quinta-feira, 19 de maio de 2011

CPI da Saúde encontra hospitais superlotados em Maringá

GAZETA MARINGÁO ESTADO DE S. PAULO, 19 de maio de 2011

Deputados fiscalizaram o HU e o Hospital Santa Rita para dignosticar os problemas de atendimento pelo SUS


Os deputados estaduais que integram a CPI dos Leitos do Sistema Único da Saúde (SUS) estiveram nesta quinta-feira (20) fiscalizando as instalações médicas de dois hospitais de Maringá. No Hospital Universitário(HU), os parlamentares de depararam com corredores lotados, leitos improvisados e pessoas no chão.

Segundo informações da RPCTV Maringá, estavam internadas no pronto socorro cerca de 50 pessoas a mais do que a capacidade. Muitos têm que esperar atendimento em macas despejadas nos corredores do hospital. Criado há mais de duas décadas, o HU deveria ter 300 leitos segundo o projeto inicial. No entanto, a unidade comporta apenas 123 leitos.

Alguns pacientes relataram os problemas aos deputados, inclusive uma idosa que está há 16 dias aguardando uma cirurgia. Diante dos problemas, o presidente da comissão, o deputado Leonaldo Paranhos (PSC), informou que todas as irregularidades estão sendo documentadas.

“É um terrível quadro clínico que está acontecendo e tem que ser mudado. Em muitos casos, falta responsabilidade”, declarou.

Além do Hospital Universitário, a comissão também esteve no Hospital Santa Rita, que junto com o HU são os responsáveis pelos atendimentos do SUS em Maringá. Segundo Paranhos, nenhuma irregularidade foi encontrada no local - que conta com 64 leitos para o SUS - . No entanto, haveria divergências em algumas informações relatadas.

Depois de levantar os problemas, os deputados participaram de uma audiência na Câmara de Vereadores, onde foram colhidos depoimentos para montar um diagnóstico da saúde no município. Maringá é a terceira cidade do estado, depois de Curitiba e Londrina. que está sendo visitada pela comissão. Paranhos contou que o grupo irá percorrer várias cidades do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário