terça-feira, 31 de maio de 2011

Em um ano, "Pé na Faixa" multou mais de mil motoristas

BONDE, 31 de maio de 2011

Em Londrina, avançar a faixa de pedestres dá multa de R$ 191 e o motorista também perde sete pontos na carteira de habilitação


No dia 31 de maio de 2010, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina começou a multar motoristas na campanha "Pé na Faixa". Passado um ano de fiscalização, 1.022 foram autuados por desrepeitar a sinalização da campanha. Por não priorizarem o pedestre em pontos estratégicos na cidade, cada um foi penalizado com a perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54, conforme prevê o artigo 214 da Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com o lema "Atitude depende do primeiro passo", a campanha "Pé na Faixa" foi oficialmente lançada no dia 18 de setembro de 2009, mas só no último dia de abril de 2010 é que os motoristas começarama ser autuados. No primeiro dia de fiscalização, 84 foram multados; nos primeiros dez dias o total já era de 513; e outros 509 no restante desse período de um ano, totalizando 1022 motoristas punidos, de acordo com as informações da assessoria de imprensa da CMTU.

O diretor de trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, considerou que, apesar da drástica redução no número de atuações, a campanha pegou. Ele destacou que no primeiro momento é necessária a fiscalização com multa, mas o principal foco é que os motoristas passem a respeitar os pedestres, e os pedestres saibam como proceder ao atravessar uma rua.

"Eu acredito que pegou sim, mas para pegar de vez ainda vai precisar de mais três ou quatro anos. O 'Pé na Faixa' é uma campanha de trânsito que estamos somando com outras. O principal objetivo é a educação, porque tudo o que consta lá está no Código Brasileiro de Trânsito. Com um conjunto de ações acredito que teremos êxito no objetivo de um trânsito mais seguro".

Wilson de Jesus comentou que em alguns pontos sinalizados com placa o índice de motoristas que param para o pedestre atravessar na faixa chega a 90%, em compensação, em outros pontos, o índice é baixo, por isso é preciso observação constantes da CMTU.

"Existem alguns pontos em que 90% dos motoristas param para que o pedestre atravesse na faixa, com por exemplo na avenida Bandeirantes, em frente ao Hospita Evangélico, e na rua João Cândido, próximo ao Calçadão. Em compensação, alguns pontos são caóticos e por isso necessitam de observação constante. No cruzamento entre o final do Calçadão e a rua Minas Gerais foi necessário a instalação de um semáforo, devido ao intenso movimento de pedestres e de veículos. Outro ponto onde está sendo estudado a instalação de semáforo é na avenida Duque de Caxias, em frente a prefeitura, e também na avenida Leste-Oeste, próximo ao Terminal Central. Na rotatória do Moringão, com os reparos que estão sendo feitos no asfalto, vamos fazer uma readequação das faixas de pedestres"

Sobre a continuidade da campanha "Pé na Faixa", o diretor de trânsito da CMTU explicou que todos dias são promovidas blitze educacionais em escolas, igrejas e outro pontos da cidade, orientando crianças, jovens e idosos. Outro ponto ressaltado pelo diretor é que desde março de 2010 uma equipe específica na CMTU trabalha para pensar em ações no trânsito de forma integrada, para serem instaladas a médio e longo prazo.

Para Wilson de Jesus é importante a fiscalização, mas mesmo assim ainda existem motoristas que insistem em desrespeitar as regras do trânsito, por isso a necessidade de multa. "As pessoas precisam pensar a vida como o maior patrimônio. Antes de justificar uma conduta imprudente é melhor mudar essa conduta. Dirigir com cuidado, respeitando os limites".

Nenhum comentário:

Postar um comentário