quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vereadores de Londrina aprovam por unaminidade abertura da CEI da Centronic

JORNAL DE LONDRINA, 26 de maio de 2011

Dois dias depois de aprovarem a CEI da Saúde, parlamentares abrem nova investigação contra o prefeito Barbosa Neto. Desta vez, para investigar denúncias de que vigilantes pagos pela Prefeitura trabalhavam na rádio do prefeito


Os vereadores de Londrina aprovaram, na tarde desta quinta-feira (26), por 17 votos a abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Centronic. A aprovação foi por unaminidade, já que os vereadores Padre Roque e Rodrigo Gouveia não estavam presentes na sessão. Os parlamentares têm cinco dias para indicar os nomes dos integrantes da CEI.

Os vereadores querem investigar a denúncia do Ministério Público (MP) de que vigilantes da empresa de segurança recebiam pagamento pela Prefeitura, mas trabalhavam na rádio Brasil Sul, do prefeito Barbosa Neto (PDT). O prefeito chegou a desafiar os parlamentares a abrirem a comissão.

Autor do pedido, o vereador Joel Garcia (PTN) afirmou que a CEI irá elucidar as denúncias e chegará a verdade. Até o vereador Roberto Fú (PDT), do mesmo partido do prefeito, votou a favor da abertura das investigações.

O caso - No dia 3 de maio, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público protocolou uma ação por improbidade administrativa contra o prefeito. Como não houve pedido de liminar, Barbosa não corre o risco de ser afastado do cargo. O promotor afirmou que entre as provas que sustentam a denúncia estão documentos apreendidos na casa do gerente da Centronic em Londrina, Paulo Iora, no ano passado, no procedimento que investiga a denúncia de que a empresa pagaria propina ao ex-secretário de Gestão Pública e hoje vereador Jacks Dias (PT).

Na ocasião, o prefeito avaliou como “indevida” a ação do MP. Ele disse que não há nenhuma prova que possa incriminá-lo. Barbosa ressaltou que está a disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos necessários. “Não vejo a hora de ser ouvido e possa provar a minha inocência, porque quanto mais tempo isso dura é pior para mim. Todos os meus bens já foram colocados à disposição, meu sigilo bancário, telefônico e fiscal. Já pedi o rastreamento de todos os pagamentos para ter total transparência nessa apuração.”

Sem citar nomes, mas fazendo várias insinuações, o prefeito justificou as denúncias como o início do processo eleitoral para as eleições municipais de 2012. Ele disse que as acusações partiram de pessoas ligadas a vereadores. “Alguns dos que denunciaram já tem ligações políticas históricas e ligações com o vereador que também está sendo investigado por contratos com a Centronic”, disse.

Para o prefeito, a atual administração não teve nenhuma vantagem com a Centronic, pois o contrato foi rompido. “Não fomos nós quem assinamos o contrato, com a empresa, mas rompemos ele quando a Centronic foi declarada inidônea. Há interesses eleitorais dos antigos gestores do contrato.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário