quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dono da VC Consultoria havia sido preso por estelionato em 2004

G1, 11 de maio de 2011

Sobrinha era a responsável legal pela empresa, mas tio era o dono.
Neviton Caetano já foi preso em 2004, por estelionato em uma outra empresa


Segundo o Ministério Público do Paraná, Neviton Pretti Caetano era o verdadeiro dono da empresa VC Consultoria, suspeita de fazer empréstimos consignados em folha de pagamento de aposentados e pensionistas. Ele foi preso na manhã desta quarta-feira (11), em Balneário Camboriú (SC). A sobrinha de Neviton, Letícia Justimiano dos Santos, que foi presa em uma chácara em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, figurava como a representante legal da empresa.

Em operação do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), da Polícia Civil do Paraná, em parceria com a Delegacia do Consumidor, na manhã desta quarta-feira (10), seis pessoas responsáveis pela empresa foram presas em Curitiba, Região Metropolitana e Balneário Camboriú (SC). Várias lojas na capital e no interior do Paraná foram lacradas e alvo de busca e apreensão de documentos.

As investigações, que envolveram a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, Promotoria de Inquéritos Policiais e Polícia Civil, apontaram ainda que Neviton já havia sido preso em 2004 por estelionato, depois que outra empresa, que ele tinha na época, foi fechada por irregularidades. Dois anos depois, dele abriu a VC Consultoria.

O Ministério Público informou que o crime, em que aposentados e pensionistas eram alvos, se dava da seguinte maneira: o consumidor era abordado nas ruas por funcionários da VC que distribuíam folhetos de propaganda do crédito fácil. O material, porém, não continha as taxas de juros anuais e o montante final do valor a ser pago. O golpe se dava com a concessão de sucessivos empréstimos não solicitados, mediante depósito de dinheiro na conta bancária do aposentado. Sendo assim, a pessoa fazia uma solicitação de empréstimo, mas acabava tendo vários empréstimos feitos em seu nome.

Na operação desta manhã foram apreendidos formulários em branco e já assinados por clientes.

O banco BMG, que atuava em parceria com a VC Consultoria, respondeu por meio de uma nota que “não compactua com qualquer prática ilegal, especialmente aquelas que se demonstrem lesivas a seus clientes e aos consumidores em geral, tendo máximo interesse na responsabilização de eventuais culpados”. O banco informou que suspendeu as atividades ligadas a empresa investigada assim que tomou conhecimento das notícias, e que está mantendo "contato com os clientes supostamente lesados na busca de melhor solução".

Serviço -
O consumidor que se sentir lesado em qualquer tipo de serviço contratado pode procurar a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PR) de cada município. Em Curitiba, o Procon fica na Rua Presidente Faria, 431, Edifício Francisco Braz, Centro.

A Polícia Militar também recebe denúncias através do número de telefone 181.

Nenhum comentário:

Postar um comentário