quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prejuízo em golpe da VC Consultoria pode chegar a R$ 10 milhões

GAZETA DO POVO, 11 de maio de 2011

Seis pessoas ligadas ao grupo foram presas suspeitas de fraudar empréstimos consignados. Dezessete lojas da VC Consultoria foram fechadas, 13 no Paraná


A empresa VC Consultoria, com filiais no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, foi fechada nesta quarta-feira (11) durante a Operação Consignado, da Polícia Civil. Seis pessoas ligadas ao grupo foram presas suspeitas de fraudar empréstimos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A estimativa é que os golpes tenham provocado um prejuízo de R$ 10 milhões.

Entre os detidos está Neviton Pretti Caetano, 59 anos, apontado como dono da empresa. Ele, a mulher, Shirlei dos Santos Ramos, 36 anos, e o motorista, Arnaldo Weber Junior, de 42 anos, foram detidos em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Eles foram trazidos para Curitiba sob forte esquema de segurança, inclusive com a escolta de um helicóptero da Polícia Civil catarinense.

Em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foram detidos Letícia Justimiano dos Santos, apontada como laranja da quadrilha e Alexandre Rafael Nascimento Santana, 27 anos, gerente da empresa. Em Curitiba, foi detida Neide Fernandes, de 43 anos, gerente da empresa e braço direito de Caetano.

Na operação foram cumpridos 41 mandados de prisão e de busca e apreensão. A polícia apreendeu veículos de luxo, sendo quatro Mercedes-Benz, dois Cherokee e um Toyota Hilux. Também foram apreendidos mais de 15 mil contratos em branco assinados. Além disso, a polícia acredita que muitas pessoas nem sabem que foram enganadas.

Dezessete lojas da VC Consultoria foram fechadas, sendo 13 no Paraná, três em Santa Catarina e uma no Rio de Janeiro. Em Curitiba, eram cinco lojas e no interior havia filiais em Maringá, Cascavel, Londrina, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Paranaguá.

No momento em que a loja da Praça Rui Barbosa estava sendo fechada, por volta das 10 horas, clientes da VC Consultoria chegavam ao local em busca de informações. Três aposentados – que não quiseram se identificar – disseram que contrataram empréstimos consignados. Os valores foram descontados em folha dos benefícios do INSS. O problema é que, segundo os aposentados ouvidos pela reportagem, o valor descontado pela empresa foi superior ao que havia sido solicitado. Além disso, eles estavam tendo dificuldades para conseguir cancelar os contratos.

Investigações - O Ministério Público do Paraná (MP-PR) informou que investigava denúncias de práticas comerciais abusivas envolvendo empréstimos consignados feitos na VC Consultoria desde o início de 2011.

Havia a suspeita de que a empresa tinha cometido os crimes de estelionato, propaganda enganosa e coação na contratação de empréstimos não solicitados por aposentados, pensionistas e idosos. Por isso o MP-PR requisitou que a Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor instaurasse inquérito policial.

Esquema - A empresa usava várias estratégias, segundo a Polícia Civil, para aplicar o golpe. Em alguns casos, a fraude começava com um telefonema. O interessando ligava para a VC Consultoria pedindo informações sobre empréstimo, mas mesmo sem autorização, a empresa efetuava o contrato.

“Quando a pessoa percebia os descontos sendo feitos em seu beneficio, procurava a empresa, mas eles persuadiam o cliente a ficar com o dinheiro, alegando que a devolução do valor iria demorar. E com isso a empresa recebia a comissão do empréstimo”, explicou o delegado do Nurce, Itiro Hashitani.

A empresa também fazia com que os clientes assinassem várias cópias de contrato em branco, que eram usadas mais tarde para realização de outros empréstimos sem o conhecimento do cliente. Segundo o delegado, a empresa lesava clientes que já tinham empréstimos. “De acordo com o valor do benefício existe um limite para empréstimo, mas com o reajuste do salário mínimo esse limite aumentava e a empresa fazia novos empréstimos sem o conhecimento das vítimas”, disse Hashitani.

Em alguns casos as vítimas não se davam conta dos empréstimos, pois eram descontados em seus benefícios valores baixos. Nestes casos, além de receber o valor da comissão, a empresa se apropriava indevidamente dos valores dos empréstimos.

A Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) de Curitiba já recebeu cerca de 100 denúncias contra a empresa, informou o delegado Jairo Estorilio. O número de vítimas nos três estados onde a empresa atuava pode passar de 15 mil.

Os aposentados e pensionistas que foram vítimas do golpe devem procurar a Delegacia do Consumidor para registrar a denúncia. A delegacia está localizada na Rua Ermelino de Leão, número 513, no Centro de Curitiba. O telefone é (41) 3883-7100.

O advogado Heitor Fabreti Amante, que representa a empresa, afirmou que não poderia comentar o caso, pois não havia tido acesso ao teor das denúncias. Ele disse apenas que a VC Consultoria só intermediava os contratos de empréstimo com o banco BMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário