quinta-feira, 21 de abril de 2011

Parque de Exposições de Maringá não está preparado para deficientes, diz Crea

GAZETA MARINGÁ, 21 de abril de 2011


O Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, onde ocorrerá a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) em maio, possui várias irregularidades de acessibilidade para pessoas com deficiência, aponta estudo do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Paraná. São rampas muito inclinadas, falta de corrimão, banheiros sem adaptações, desníveis entre um pavilhão e outro e falta de estacionamento específico.

Entre as irregularidades divulgadas, as rampas de acesso a arena de show é muito inclinada. No mesmo local, não há demarcação para o cadeirante assistir aos shows. Já nos banheiros, nem todas as exigências da norma de acessibilidade, a NBR 9050, são atendidas.

“Um banheiro adaptado deve ter duas barras de apoio, um lavatório suspenso, uma porta com abertura para fora, e nem todos esses itens foram preenchidos”, disse o arquiteto e membro da comissão de acessibilidade do Crea, Manoel de Oliveira Filho.

Os dados para o estudo foram levantados no mês de janeiro, a pedido do Ministério Público (MP). O Crea deverá enviar o relatório com a conclusão final para o MP nos próximos dias, para que uma avaliação seja feita.

“Apurada as irregularidades, vamos acionar as partes envolvidas e fazer um termo de ajustamento de conduta”, adiantou, por meio da assessoria de imprensa, a promotora da Saúde Pública, Idoso e Deficientes da comarca, Estella Santana Ferreira Pinheiro.

SRM se diz disposta a fazer adaptações - A Gazeta Maringá entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sociedade Rural de Maringá (SRM), que informou que a entidade ainda não foi notificada pelo MP. Se isso acontecer, a SRM está disposta a fazer as alterações necessárias. Questionada se haverá tempo suficiente para concluir as adaptações antes da feira, a assessoria informou que vai depender da complexidade de cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário